Covid-19 Confirmados dois casos de coronavírus em Espinho

14/03/2020

O autarca realça ainda que "nenhuma das situações está relacionada com serviços municipais ou serviços públicos".

A Câmara de Espinho, que integra a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, já quarta-feira decretara o encerramento até 3 de abril de alguns espaços geridos pela autarquia e a suspensão de actividades por ela tuteladas.

A medida abrangeu o encerramento de piscinas, pavilhões desportivos, museus, galerias, bibliotecas, casas de espetáculos e auditórios, assim como a suspensão de visitas de estudo e turísticas, atcividades de lazer, eventos culturais e ações complementares à acção educativa.

Na quinta-feira, a autarquia suspendeu ainda, pelo mesmo período, a realização do mercado semanal de Espinho, que todas as segundas-feiras ocupa vários quarteirões no centro da cidade e atrai ao local milhares de visitantes do concelho e de outros territórios.

Pinto Moreira realça ainda que já vários serviços administrativos da Câmara estão a funcionar em regime de teletrabalho. "Tudo o que pode ser feito a partir de casa já o está a ser, mas continuaremos a avaliar a situação hora a hora, minuto a minuto, para implementar novas medidas de contingência logo que elas se revelem necessárias", conclui.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detectado em Dezembro, na China, e já provocou mais de 5500 mortos em todo o mundo.

O número de infectados ultrapassa as 143000 pessoas em mais de 135 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.

Covid-19 Ordem dos Médicos Dentistas recomenda fecho de clínicas e consultórios.

14/03/2020

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) recomendou este sábado o encerramento de clínicas e consultórios de medicina dentária ou adiamento das consultas programadas que não sejam urgentes e por tempo indeterminado.

"Ainda que legalmente não tenha poderes para o fazer, a recomendação da OMD surge na sequência do estado de alerta em que Portugal vive por causa da pandemia do Covid-19", destaca a Ordem numa nota enviada à agência Lusa.

A OMD salienta que "os médicos dentistas estão especialmente expostos a eventuais contágios nas consultas e a OMD criou um grupo de trabalho de acompanhamento da situação que funciona desde o início do mês para divulgar informação e recomendações aos médicos dentistas".

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, explica na nota que a situação em que se está a viver é "absolutamente inédita".

"Legalmente a Ordem não pode decretar o fecho da clínicas e consultórios, pelo que face à evolução da pandemia, o que podemos fazer é recomendar aos médicos dentistas que atendam apenas urgências. Já reunimos com a ministra da Saúde e alertámos para a situação crítica dos médicos dentistas e seus pacientes"", frisa.

A Ordem denunciou ainda à ministra da Saúde, Marta Temido, a falta de equipamento de protecção individual, nomeadamente máscaras adequadas.

"O Ministério irá garantir, através do Infarmed, o fornecimento de máscaras cirúrgicas adequadas para os médicos dentistas tratarem doentes com o Covid-19 ou em quarentena. Subsiste ainda, como resulta de um inquérito feito pela Ordem, a ausência no mercado de material de protecção para atendimento de situações de urgência e que é prioritário resolver", alertou.

Orlando Monteiro da Silva considera "que é importante que o governo tome todas as medidas necessárias para proteger os profissionais e garantir que os apoios sociais chegam a todos independentemente do seu vínculo laboral."

Dados da OMD indicam que há cerca de 10 mil médicos dentistas a exercer em Portugal, para além de higienistas e assistentes dentários, bem como protésicos.

No total, entre 25 a 30 mil pessoas podem ser directamente afectadas por esta situação.

Árbitro afastado de imediato pelo Conselho de Arbitragem após estes lances estranhos no Torreense x Anadia

09/03/2020

Um árbitro teve uma prestação no passado fim de semana, no mínimo estranha...

A sua prestação, levou a que o Conselho de Arbitragem da FPF chamasse o árbitro em questão, Luís Reforço, para avisá-lo que ficará de fora nas próximas noemações depois da sua lamentável prestação.

O árbitro da AF de Setúbal esteve no confronto entre o Torreense e o Anadia que terminou com a vitória da equipa caseira por 2 a 1.

Na retina fica o facto de ter assinalado penálti, expulsado um futebolista visitante e ter mandado repetir o castigo máximo duas vezes, até… ser golo, que permitiu o 1-1.

Ora veja o vídeo que mais tarde foi colocado como “prova”:

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


RJFM

Programa: Só Música

Peça Sua Música

De momento todos os nossos animadores estão offline, tenta novamente mais tarde, obrigado!


Top 5

01.

Barbara Bandeira

Nós os Dois

02.

VikOliver

Soro

03.

Giulia Be

Menina Solta

04.

Dua Lipa

Don´t Start Now

05.

Dan + Shay

Speechless

Publicidade