Covid 19 sobe para 5 os casos no Alentejo.

22/03/2020

Mais 2 casos em Évora provocados por "foco de contágio" do 3º caso ...

Eborense que foi de férias para Espanha provoca foco de contágio do coronavírus em ÉvoraO terceiro caso de covid-19 em Évora, ontem avançado e confirmado mais tarde pela Direcção Geral de Saúde(DGS), terá causado um foco de contágio da doença em Évora.

Pelo menos mais duas pessoas estão infectadas. As primeiras análises deram positivo.
Estes dois casos, pelo menos, deverão hoje ser mencionados no relatório diário da DGS.Recorde-se que o terceiro caso é de um homem residente em Évora com idade entre os 35 e os 40 anos .Terá contraindo o vírus em Espanha aonde esteve há cerca de 9 dias de férias.

Caso está a merecer muita atenção das autoridades médicas

O terceiro caso registado de COVID-19 em Évora provocou um foco de contágio do coronavírus na cidade.

COVID-19: 3º caso no Alentejo.

21/03/2020

Homem esteve em Espanha.

O terceiro caso é de mais um homem residente em Évora

O homem com idade entre os 35 e os 40 anos reside em Évora.

Terá contraindo o vírus em Espanha aonde esteve há cerca de 9 dias de férias.

Os dois primeiros casos são igualmente homens que residem em Évora.

A actualização dos dados deverá ser feita em breve pela DGS a nível nacional.

Uso de luvas pode agravar propagação do vírus, avisa DGS Nos supermercados.

21/03/2020

os operadores de caixa “colocam as luvas no início do turno” e “apenas as retiram no fim do trabalho”, em vez de lavarem periodicamente as mãos, critica um médico de saúde pública.

O uso indiscriminado de luvas não faz sentido, avisa a Direcção-Geral da Saúde RUI GAUDENCIO potenciar a disseminação do novo coronavírus, alertam médicos de saúde pública

“O que os trabalhadores destes estabelecimentos devem fazer é higienizar as mãos com gel desinfectante ou lavando-as entre cada operação”, aconselha o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, que desconhece a existência de qualquer orientação sobre esta matéria divulgada pelas autoridades de saúde.


“Cada instituição está a adoptar os procedimentos que acha mais adequados. Mas usar luvas para manipular produtos e receber dinheiro [dos clientes, neste contexto] pode ser um problema. As luvas conferem uma falsa sensação de protecção”, avisa o médico, que aguarda as normas e orientações claras sobre esta matéria que, está convencido, serão emitidas para cada sector após o Conselho de Ministro marcado para esta sexta-feira.

O novo coronavírus (SARS-CoV-2) pode permanecer activo durante até quatro horas nas superfícies de cobre das moedas, concluiu, a propósito, uma equipa de investigadores norte-americanos do Instituto Nacional para Alergias e Doenças Infecciosas, da Universidade de Princeton e dos Centros para Controlo e Prevenção de Doenças de Atlanta num estudo cujos resultados preliminares foram publicados esta terça-feira na revista científica The New England Journal of Medicine.

Nos supermercados, os operadores de caixa “colocam as luvas no início do turno e apenas as retiram no fim do trabalho, não se sabendo em que condições”, sendo que, se não as usassem, “estariam obrigados à lavagem periódica das mãos com água e sabão” ou desinfecção com produtos apropriado, critica também António José Sarmento, médico de saúde pública. No caso das cafetarias e pastelarias, a situação ainda é pior: “Com as luvas manipulam dinheiro, bolos, pastéis e outros alimentos, seja para consumo local, seja em esquema de take-away”.

Há ainda um risco acrescido para os funcionários. “O uso continuado de luvas (sem outros cuidados) pode originar o desaparecimento da camada de ‘gordura protectora da pele’, o que abre a porta, facilmente, à contaminação por fungos”, diz, frisando que desconhece igualmente quaisquer recomendações das autoridades de saúde para a utilização de luvas no atendimento ao público: “Esta prática só está recomendada em instituições de saúde ou em situação específicas, pelo que não se compreende o mutismo das autoridades perante esta prática generalizada”.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


RJFM

Programa: Só Música

Peça Sua Música

De momento todos os nossos animadores estão offline, tenta novamente mais tarde, obrigado!


Top 5

01.

Barbara Bandeira

Nós os Dois

02.

VikOliver

Soro

03.

Giulia Be

Menina Solta

04.

Dua Lipa

Don´t Start Now

05.

Dan + Shay

Speechless

Publicidade